NOVO MODELO DE NEGÓCIOS

Todos sabemos que um programa de computador possui diversos custos: o custo do projeto e desenvolvimento, precificado em "homens-hora" de programação, custo dos testes, custo do suporte e, em nosso caso, o custo de mantê-lo no site para download. Por 18 anos mantivemos a política de distribuição dividida entre freewares, ou seja, softwares totalmente gratuitos, e shareware/trial, softwares que podiam ser testados previamente, mas que, para continuar sendo usados, deviam ser registrados.
O sistema de distribuição "gratuita" que exige registro do software mediante pagamento para uso é antigo e largamente empregado mundo a fora. No entanto não é o único. Um conceito mais avançado, que trabalha com o que se denomina "ECONOMIA DA DOAÇÃO" tem sido empregado por vários entusiastas que, tal qual o autor, consideram que o produto digital deve ser de livre acesso a todos, principalmente por conta de sua natural obsolescência: pagar, suponhamos, R$ 300,00 por um programa que daqui a um ou dois anos será substituído por uma versão mais poderosa e ter que pagar novamente por essa nova versão é absurdo! Por isso nossa política de atualização foi sempre gratuita aos usuários.
Mas isso não bastava, havia meios de melhorar!
Então passamos a empregar um novo sistema de distribuição para toda a nossa linha de softwares aqui disponível, o DONATIONWARE.

O que é Donationware?

Esse termo é usado para definir um sistema no qual o usuário recebe (baixa) o programa totalmente funcional e gratuito, pode usá-lo conforme convier, fazer cópias, enfim, tem todos os direitos que forem pertinentes e, se considerar que o autor mereça por seu trabalho uma remuneração, defina o valor que considera justo e o doe.

E por que o usuário faria a doação?

Essa é a questão evolucionária do conceito: o autor não cobra pelo programa e, por isso, o usuário doa se quiser, se achar que o desenvolvedor merece e quer ajudá-lo a manter o trabalho e desenvolver novos produtos. É uma questão de educação, de fineza do usuário em querer ajudar ao autor tanto quanto este o ajudou ao desenvolver o software e deixá-lo gratuitamente para seu uso.

Pode haver outros benefícios ao doador?

Um doador, especialmente pessoa jurídica, talvez precise de alguma documentação que comprove a doação, por isso, de acordo com uma tabela de valores disponível em nossa página de contribuição o doador pode receber desde um certificado de doação a até diversos benefícios adicionais de acordo com o valor doado, em especial se ressalta o cadastramento do usuário doador que, com isso, obtém um suporte mais ágil. Ou seja, o donationware é um sistema de cordialidade e cortesia entre o autor e você, usuário visando o mútuo benefício.